terça-feira, abril 29, 2008

Este Sábado... Fabrico Próprio


Lançamento no Porto do livro
Fabrico Próprio - o Design da Pastelaria Semi-industrial Portuguesa
03 MAIO
LANÇAMENTO PORTO
Centro Comercial Bombarda, 17h
sweet playlist por Sara West

Fabrico Próprio - o Design da Pastelaria Semi-industrial Portuguesa é um livro de 292 páginas dedicado à pastelaria portuguesa e à sua relação com o design. Reflectindo a importância deste universo na nossa cultura e sociedade, consiste primordialmente num registo "enciclopédico" de todos os bolos de pastelaria quotidiana. 
Um total de 92 bolos e suas variantes estão representados neste compêndio a uma escala próxima do real, junto com a respectiva identificação, ingredientes, características especiais e dados históricos. Este documento – a primeira recolha sistemática alguma vez realizada no nosso país sobre este tipo de produtos alimentares – é acompanhado de textos introdutórios, apontamentos históricos e um glossário de termos de pastelaria. 
Para além dos três textos ensaísticos que acrescentarão contexto e significado a este livro, pretendemos ainda incluir várias "inserções" ao longo das suas páginas, que darão outros olhares sobre este universo. Para tal, convidámos vários profissionais criativos, maioritariamente portugueses, a debruçarem-se sobre esta realidade, a partir de temáticas particulares. 
Fotógrafos, ilustradores, críticos de arquitectura e gastronomia, jornalistas, designers, um chef e um curador de arte tomam a pastelaria semi-industrial portuguesa como fonte de inspiração, oferecendo perspectivas inesperadas deste surpreendente mundo.

Fabrico Próprio é um projecto multidisciplinar da autoria de Pedrita (Rita João, Pedro Ferreira) e Frederico Duarte, composto por este livro, um workshop, o site www.fabricoproprio.net e uma série de lançamentos em Portugal e no estrangeiro. "Fabrico Próprio" éum projecto financiado pela Direcção Geral das Artes do Ministério da Cultura, tendo o Turismo de Portugal como patrocinador institucional, a ARESP e o CFPSA como parceiros estratégicos e a Delta Cafés como patrocinador privado. Conta ainda com o apoio institucional da Aicep - Portugal Global, do Centro Português de Design, da Embaixada de Portugal em Tóquio e do Centro Cultural Português no Japão.

O livro "Fabrico Próprio" encontra-se já à venda online, e em breve poderá ser adquirido em pontos de venda seleccionados em Portugal e no estrangeiro.

Sem comentários: